terça-feira, 21 de maio de 2013

As Sagradas Escrituras (Salmo 19)



Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor. A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” 
(Salmos 19:1-14 RA)



Não se pode construir nada sem antes estabelecer firmemente os alicerces. Desde a mais humilde morada, aos maiores edifícios, todos, invariavelmente, carecem de suas bases. Esse princípio também é válido para a estrutura do Cristianismo. Pois se este não possuir uma base sólida e segura, jamais poderá subsistir frente as provas do mundo. Dessa forma, antes de erguermos nosso edifício através dos nosso estudos doutrinários, precisamos conhecer a base sobre qual construiremos, ou seja, a Bíblia.
O que é a Bíblia? Ora, ela é uma coleção de livros escritos sob as ordens e cuidados do próprio Deus. Portanto, a Bíblia é a Palavra de Deus expressa de forma escrita e organizada em 66 livros, os quais foram escritos por 36 (Alguns estudiosos afirmam ser maior este número) co-autores inspirados por Deus (2Pe.1.21), durante o período de aproximadamente 1600 anos.
Como sabemos que ela é inspirada por Deus? A inspiração foi o ato pelo qual Deus, mediante o Espírito Santo, moveu e guiou os escritores sagrados para que registrassem, de forma fiel e sem erros, toda a sua divina vontade. Alem das evidências intra-bíblicas, a experiência de incontáveis pessoas cujas vidas foram drasticamente transformadas pela simples meditação e leitura da Bíblia.
Por que precisamos dela? Porque somos pecadores! O homem foi feito com a perfeita capacidade de se relacionar com Deus, e também de enxergar seu Criador por de traz da criação. Porém, o pecado interfere nesse processo, assim, Deus busca o pecador e se revela a ele através de Sua Palavra com o propósito de redimi-lo. Portanto, a Bíblia nos fala quem é Deus e o que Ele quer de nós.
Esse Livro Divino é um presente de Deus para a humanidade, pois sem ele não conheceríamos nada sobre Deus e sua vontade para conosco. Mas é preciso estar atento para saber diferenciar algumas traduções bíblicas infiéis ao texto original (usada pelos Testemunhas de Jeová) e também Bíblias com livros acrescidos (livros apócrifos contidos na Bíblia Católica), os quais trazem ensinos contraditórios com as Escrituras Sagradas.
A Palavra de Deus é útil aqui na Terra, no Céu não teremos mais Bíblias, pois estaremos frente a plenitude da Revelação Divina. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17 RA)
Que o Senhor abençoe sua vida através da leitura e meditação nas Sagradas Escrituras. Leia mais a Bíblia!

Referência Bibliográfica:
ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 1. 64p.


Indicamos a leitura do livro: Por que Acreditar na Bíblia? Cujo autor, John Blanchard, faz uma defesa objetiva da veracidade e autenticidade da Bíblia. Com apenas 54 pag, este livro vai te surpreender pela clareza e peso dos argumentos.Clique aqui para baixar o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário