sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vamos falar de dinheiro? O Ensino Bíblico dos Dízimos.


Falar de dinheiro não é uma tarefa fácil, pois muitos se sentem ofendidos, quando o assunto vem à tona. Contudo, precisamos nos lembrar que a Bíblia fala disso, e seria negligência nossa, omitir tal ensino. Até porque, muitas denominações têm distorcido o que a Bíblia fala sobre o dízimo, transformando-o em moeda de barganha com Deus, o que é errado.
“Entregar o dízimo ao Senhor quer dizer entregar-lhe a décima parte de nossos pertences, recebimentos ou lucros. Dizimista é aquele que dizima ao Senhor - entrega ao Senhor a décima parte.” (FONSECA, 1996, p.06)
Vejamos ao longo da narrativa Bíblica o que ela nos ensina sobre o dízimo:
Desde os patriarcas já encontramos a prática do Dízimo na vida de Abraão Gn. 14.18-20, Hb. 7.4; Jacó Gn. 28.20-22. Séculos depois, Moisés, homem usado por Deus na formação da Nação de Israel, institui o Dízimo Lv.27.30,32. No tempo dos reis, 2Cr. 31.5-6. As monarquias ruíram e o povo passou 70 anos em cativeiro. Ao retornarem a Terra Prometida, retomaram a prática dizimal ainda no período da readificação, Ne.12.44, 13.10-12. Malaquias trata da questão quando o povo tornou-se negligente com essa prática Ml.3.10. Tudo isso se encontra no Velho Testamento.
Mas o Novo Testamento também trata do assunto. Jesus fala disso ao fariseus em Mt.23.23 e Lc.11.42. Na Igreja Primitiva, vemos nossos irmãos ultrapassando o ensino do Dízimo, onde alguns vendiam tudo o que tinham para distribuir (At. 2.45, 4.34-37). Alem disso, ofertas, coletas e contribuições espontâneas eram comuns: Fp. 4.15,18; 2Co.8.1-15; Rm.15.25-27.
Assim, percebemos que o ensino e a prática do dízimo se encontram muito bem descritos e documentados,   o que desarma aqueles que querem negar esta doutrina (avarentos), e ao mesmo tempo, acaba com os caloteiros, ladrões e pilantras, que iludem as pessoas com ensinos distorcidos e as exploram. Por isso, lembre-se do que o Senhor disse através de Oséias: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento." (Oséias 4:6 RA) Não seja destruído pelo engano. Dispõe-te a conhecer a Palavra de Deus, pois essa é a única forma de você conhecer a vontade de Deus para a sua vida, e também de se prevenir dos enganadores.

Referência Bibliográfica:


FONSECA, Salvador M. A Doutrina Bíblica do Dízimo. Patrocínio: CEIBEL, 1996, 45p.


Para saber um pouco mais sobre o ensino Bíblico dos Dízimos, assista ao vídeo lincado abaixo. Palavra do Rev. Hernandes Dias Lopes sobre dízimos:

3 comentários:

  1. muito bom o artigo.
    que seja ele de estimulo parauitps que ainda naoa entenderam o seu significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado sr. Daniel. Fico feliz por lido e gostado. Não podemos deixar de falar daquilo que o próprio Deus tem falado.

      Excluir
  2. Caso você tenha se interessado pelo assunto, poderá ler mais neste link: http://hernandesdiaslopes.com.br/2004/05/as-razoes-dos-nao-dizimistas/#.UeJz741vNOJ

    ResponderExcluir