domingo, 7 de julho de 2013

Eu sei em que tenho Crido

Segue abaixo um excelente texto produzido por Luciano Sena (MCA), mostrando o que é e em que acredita a IPB.

Qual diferença da IPB das demais Igrejas Cristãs?

Orientações para os que desejam tornarem-se membros da Igreja Presbiteriana do Brasil, vindo de outras igrejas evangélicas

O que é uma igreja cristã verdadeira? Uma igreja verdadeira é caracterizada pelas suas crenças principais, e não por costumes e práticas locais (que não transgrida algum principio bíblico). Essa deve pregar fielmente a Palavra de Deus. Se você pertenceu a alguma igreja evangélica que ensina a inerrância bíblica, a doutrina da trindade e a salvação pela graça de Deus por meio da fé, e foi batizado, A IPB aceita seu batismo como válido, não sendo necessário um novo batismo para que você se torne Presbiteriano.

A INERRÂNCIA, A SUFICIÊNCIA E A INFABILIDADE DA BÍBLIA: Is 55.10,11; Jo 17.17; Tm 3.14-17
A DOUTRINA DA TRINDADE: Dt 6.4,5; Is 6.1,9,10 Compare com Jo 12.40 e At 28.26,27
SALVAÇÃO PELA GRAÇA DE DEUS POR MEIO DA FÉ EM JESUS: Jo 3.16,36; Rm 11.6; Ef 2.1-10
Esses assuntos são essenciais, indispensáveis para compreendermos que o grupo religioso ao qual estamos afiliados é ou não uma igreja cristã verdadeira. Mesmo tendo defeitos em algumas doutrinas e práticas, pois igreja alguma é perfeita, devemos ter em mente que os pontos cardeais da Fé Cristã não estão distorcidos. Mas isto não significa que não existam diferenças entre a Igreja Presbiteriana do Brasil das demais denominações evangélicas. É necessário que você saiba quais são:

1) A IPB adota como exposição doutrinária a Confissão de Fé de Westminster (e os Catecismos baseados em tal Confissão). Esse é um produto teológico do século XVII. Não são inspirados nem inerrantes. Mas acreditamos que nesse documento existe uma fiel exposição da Doutrina Cristã.

2) A IPB tem uma Constituição.

3) A IPB é governada por Concílios: Conselho, Presbitério, Sínodo e Supremo Concílio. Todos formados por Pastores ordenados e Presbíteros. Além do presbiterato a IPB tem como oficiais Diáconos que servem nas causas de necessidades.

4) O sustento local e de toda IPB são advindos de ofertas e dízimos que todo membro tem o privilégio de entregar na igreja local. Não se coage, nem se ameaçam as pessoas. Elas são incentivadas a sustentarem a obra do Senhor Jesus (1 Co 9.10-14).

5) O Pastor local não é autoridade única sobre a igreja. Ele faz parte do Conselho local, que são delegados para tomarem decisões para a glória de Deus e benefício da igreja. Um presbítero e um pastor têm mesmo poder de voto dentro do Conselho local (At15.2).

6) A igreja elege por votos os que serão Presbíteros e Diáconos. Os presbíteros que convidam os Pastores formados em Seminários para ministrarem na igreja o ensino, o batismo e a santa ceia (At 14.23).

7) A IPB não é uma igreja pentecostal. Sabemos e cremos que Deus realiza milagres conforme Sua santa vontade. Mas entendemos que os dons revelacionais tiveram objetivos temporários. Por isso cremos que todo cristão salvo, regenerado, é batizado com o Espírito Santo sem haver necessidade de falar em línguas (2 Tm 3.16,17; 1 Co 12.13).

8) A IPB adota como modo correto de administrar o batismo um simples derramamento de água sobre a cabeça da pessoa (observe como a palavra batismo é usada em Atos 11.15,16). Mas a IPB não rejeita o batismo realizado de outra forma. Quer sejam em rios ou piscinas.

9) A IPB entende que o batismo substituiu a circuncisão e por isso administra o batismo nos filhos dos crentes (Rm 4.11; Cl 2,11,12; 1 Co 7.14; At 2.39; 16.14,15).

10) A IPB prega que Deus é Soberano e predestinou os que serão salvos em Cristo antes da fundação do mundo (Rm 9.14-29; Jo 6.44; Ef 1).

11) A IPB não crê que o arrebatamento da igreja será secreto, nem que a grande tribulação ocorrerá depois da volta de Cristo. Cremos que o Senhor voltará e dará inicio ao Dia do Juízo, ocorrendo o fim de todas as coisas e o inicio dos Novos Céus e da Nova Terra (Mt 24.29-31; 25.31-46; Ap 21).

12) A IPB não crê na teologia da prosperidade e determinista. Não ensina que Deus enriquecerá seus servos, nem que Deus tenha obrigação em fazer algo por nós, embora sempre o faça. Ensinamos que o Evangelho que o Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou é negar a si mesmo a cada dia e segui-lo (Lc 9.23).

13) Para a IPB só existem dois símbolos visíveis da graça de Deus: A Santa Ceia e o Batismo com água em nome da Trindade. Assim,Um presbiteriano jamais unge objetos, nem ora por água, etc. Nem usamos objetos como meios místicos (Hb 9.6-14).

14) A vida presbiteriana deve ser marcada pela oração, santidade, leitura da Palavra de Deus, união, evangelização e influência na sociedade (Cl 3-4.6).

15) Os que usufruem da união conjugal devem legalizá-la diante do Magistrado Civil.

16) A IPB possui em sua estrutura Sociedades Internas que devem ser organizadas: UPH, SAF, UMP, UPA e UCP.

Para um estudo mais detalhado das doutrinas presbiterianas recomendamos o livro Teologia Concisa e para informações históricas o livro O que todo presbiteriano inteligente precisa saber. Nestes livros existem mais informações úteis para seu desenvolvimento como presbiteriano.

Se você não aceita os pontos colocados (ou alguns), incentivamos a continuar cultuando a Deus junto conosco, e prosseguir seus estudos, pedindo a Deus iluminação. Não impomos nossas crenças. Cremos na liberdade individual e aceitamos entre nós pessoas com opiniões diferentes, mas que se sentem atraídas ao nosso modo cristão de ser e estão dispostas a viverem em unidade (1 Co 8.2,3; Rm 14). Nunca ensinaremos que os detalhes de nossa fé são requisitos para a salvação.  Convidamos a todos a comungarem a fé cristã conosco.

Luciano Sena (MCA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário