quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Espírito Santo - João 16.1-15

Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim. Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco. Mas, agora, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Pelo contrário, porque vos tenho dito estas coisas, a tristeza encheu o vosso coração. Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” (João 16:1-15 RA)

Embora a simples afirmativa “Creio no Espírito Santo” pareça um pouco simplória demais, ao estudarmos sobre o Espírito Santo de Deus, devemos saber que os itens que o seguem no Credo, desde a Igreja até a vida eterna, só fazem sentido à luz da obra do Espírito Santo. A exposição dessa doutrina seguirá um itinerário estritamente Bíblico, do V.T. para o N.T.
No V.T. a ação do Espírito Santo já pode ser vista em Gênesis como participante na Criação de todas as coisas (Gn.1.2). Mas ele vai alem, capacitando intelectualmente os servos de Deus em suas obras (Êx. 31.1-5); Dando discernimento Moral (Pv.20.27); Orientando os profetas na missão de proferir a Palavra de Deus (Ez.2.2). Muito embora a ação do Espírito no V.T. seja notório, “[...] ele não deixa claro que o Espírito é uma pessoa divina distinta.” (PACKER, 2004, p.129). Isso só ficará claro no N.T.
Chegando no N.T. especialmente nos três primeiros Evangelhos “[...] se vê a atividade do Espírito na concepção, batismo, tentação e os milagres de Jesus.” (GONZÁLEZ, 2009, p.117) Até mesmo sobre a pregação de Jesus o Espírito estava presente (Lucas 4.18-21).
“No A.T. e nos três primeiros evangelhos, vimos algo do Espírito Santo em ação, sempre realizando obras. No Evangelho de João, observamos uma diferença: temos uma doutrina do Espírito Santo.” (ROSS, p.4).
O Espírito Santo regenera: quem traz o pecador de volta a vida é o Espírito Santo (Jo.3.3). Ele sopra a vida nos corações mortos, capacitando-os a ouvir e responder positivamente ao Evangelho;
O Espírito Santo vivifica: Ele nos traz de volta a vida e a mantêm plenamente (Jo.4.14);
Os nomes do Espírito Santo: Os nomes dados por Jesus ao Espírito Santo descrevem sua personalidade e obras. O Consolador (Jo.14.16) permanece ao lado do povo de Deus sustentando-nos em nossas necessidades. O Espírito da Verdade (Jo.14.17), tudo quanto diz é verdade, é o autor das Sagradas Escrituras. O Espírito Santo (Jo.14.26), aponta para sua essência e natureza, que é SANTO.
A ação do Espírito no homem: É o Espírito que comove o coração humano e o convence do seu pecado contra Deus e sua Lei. O que nos torna alvo da ira de Deus, mas o Espírito nos mostra a justiça de Deus em Jesus. Fazendo-nos atentos ao juízo vindouro, que recairá sobre aqueles que não estão unidos com Cristo (Jo.16.8-11).
“O pleno ministério do Espírito começa na manhã do Pentecostes, logo depois da ascensão de Jesus [...] de acordo com a promessa do Antigo Testamento de um derramamento do Espírito de Deus nos últimos dias [...]” (PACKER, 2004, 130). O livro de Atos é tão marcado pela ação do Espírito Santo, que deveria se chamar “Atos do Espírito Santo através dos Apóstolos.”
[Continuaremos tratando do assunto nas próximas postagens]

Referência Bibliográfica

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Traduzido por Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã. 3ª Ed. 2009. 720p. (Consultado apenas)

GONZÁLEZ, Justo. Breve Dicionário de Teologia. Traduzido por Silvana P. Brito. São Paulo: Hagnos. 2009. 340p.

PACKER, J.I. Teologia Concisa. Traduzido por Rubens Castilho. São Paulo: Cultura Cristã. 2ª Ed. 2004. 224p.

ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 2. 64p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário