terça-feira, 20 de agosto de 2013

A Igreja - Efésios 3.1-13

Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios, se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros; pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder. A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele. Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória.” (Efésios 3:1-13 RA)

A maioria dos nossos estudos anteriores trataram de assuntos pouco "palpáveis", uma vez que tratamos separadamente acerca do Deus Trino. Porém, neste estudo trataremos de algo mais visível, que é a Igreja do Senhor.
Mas, o que é a Igreja? Seria uma instituição? Um prédio? O Catecismo Maior de Westminter, em resposta a pergunta de número 62 diz: “Igreja visível é uma sociedade composta de todos quantos, em todos os tempos e lugares do mundo, professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos - 1Co 1.2; 12.12-13; Rm.15.1-12; At.2.39” Dessa forma, já podemos concluir que o termo “igreja” se encontra empobrecido em nossos dias, pois quando se fala de igreja, logo surge à mente a imagem de um lugar, ou uma instituição. Mas queremos mudar isso através desse breve estudo.
Geralmente, o termo ekklesia é usado no Novo Testamento para se referir à Igreja. Seu significado é “chamado para fora”. Sua raiz está ligada à convocação feita para que as pessoas de uma determinada cidade se reunissem em assembléia para receber instruções (BERKHOF, 2009, p.511). No Velho Testamento, esta assembléia estava restrita a nação de Israel. Essa realidade muda no N.T. pois Cristo comprou para si um povo que não esta restrito a uma etnia (Ap.5.9; Gl.3.28), mas estão espalhados por todo o mundo. A totalidade dos salvos em Cristo, formam a Igreja de Cristo.
Em um mundo onde se abrem igrejas a todo instante, como saber qual é a verdadeira Igreja de Cristo? A comunidade dos salvos em cristo, a verdadeira Igreja, tem características inconfundíveis: “[...] pode-se dizer que a fiel pregação da Palavra e seu reconhecimento como padrão de doutrina e vida, é a marca por excelência da Igreja.” (BERKHOF, 2009, p.529). Mas Berkhof, ainda nos lembra que alguns reformadores também agregavam a fiel administração dos Sacramentos (Batismo e Santa Ceia) e o fiel exercício da disciplina. O que, na verdade, deriva da primeira marca, que é a fiel pregação da Palavra.
 Outras características importantíssimas na vida da Igreja são: Santidade—“Uma comunidade que não tem as evidências claras de uma santidade bíblica não pode ser reconhecida como igreja cristã.” (ROSS, p.17); Evangelização—“Tudo o que a Igreja é, ela o é para evangelização. Nesse ponto, a Igreja só glorifica a Deus corretamente se ela for uma igreja evangelizadora. Fora desse foco, a Igreja vira clube, ‘roda de amigos’, lugar de religiosos, menos A Igreja de Jesus Cristo.” (Luciano Sena, MCA); Liderança segundo os padrões Bíblicos— A verdadeira Igreja tem um único cabeça, que é Cristo (Ef.4.15; 5.23; Cl.1.18). Cristo não deixou um sucessor, mas encarregou os seus apóstolos de anunciarem o seu Evangelho. A Igreja apostólica era liderada por presbíteros (At.11.30; 14.23; 15.2-6; Tito 1.5; Tiago 5.14; 1Pedro 5.1- Os próprios apóstolos eram presbíteros, que é o mesmo que bispo, ancião e pastor) e diáconos (Atos 6.1-6; Filipenses 1.1; 1Timóteo 3.8-13). Assim, qualquer reivindicação de cargos eclesiásticos que fujam a estes, estão fora dos padrões bíblicos, tais como apóstolos, patriarcas, sacerdote e papado (Em breve estaremos tratando do assunto com mais detalhes).
Para finalizar, “Jesus ensinou que na Igreja organizada haveria sempre pessoas que pensariam ser cristãos e passariam por cristãos, alguns certamente tornando-se ministros, mas que não foram renovados no coração e, portanto, seriam expostos e rejeitados no juízo (Mt.7.15-27; 13.24-30)” (PACKER, 2004, p.173).
Deus sabe quem é a sua Igreja. Busquemos conhecê-la e ser parte dela.

Referência Bibliográfica
BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Traduzido por Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã. 3ª Ed. 2009. 720p.
PACKER, J.I. Teologia Concisa. Traduzido por Rubens Castilho. São Paulo: Cultura Cristã. 2ª Ed. 2004. 224p. 
ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 2. 64p.




Nenhum comentário:

Postar um comentário