quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Ressurreição do Corpo

“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.”
 (1 Coríntios 15:20-28 RA)

O assunto do estudo de hoje, está interconectado com o próximo estudo profundamente, pois ambos falam das coisas que ainda estão para acontecer, ou seja, estão reservadas para o último dia. Que são as doutrinas da ressurreição do corpo e da vida eterna, as quais encerram o Credo Apostólico.
Sem dúvidas, o ponto mais alto da revelação Bíblica é a ressurreição de Jesus. Pois ela é a garantia de que a sua obra vicária foi realizada com sucesso e, também, a sua ressurreição é a garantia da nossa. Não é à-toa que o apóstolo Paulo disse que Jesus é a “primícias dos que dormem” (1Co.15.20). Vejamos o que a Confissão de Fé de Westminster diz a esse respeito no Capítulo XXXII: “I. Os corpos dos homens, depois da morte, convertem-se em pó e vêm a corrupção; mas as suas almas (que nem morrem nem dormem), tendo uma substância imortal, voltam imediatamente para Deus que as deu. As almas dos justos, sendo então aperfeiçoadas na santidade, são recebidas no mais alto dos céus onde vêm a face de Deus em luz e glória, esperando a plena redenção dos seus corpos; e as almas dos ímpios são lançadas no inferno, onde ficarão, em tormentos e em trevas espessas, reservadas para o juízo do grande dia final. Além destes dois lugares destinados às almas separadas de seus respectivos corpos as Escrituras não reconhecem nenhum outro lugar. Ref. Gen. 3:19; At. 13:36; Luc. 23:43; Ec. 12:7; Apoc. 7:4, 15; II Cor. 5: 1, 8; Fil. 1:23; At. 3:21; Ef. 4:10; Rom. 5:23; Luc. 16:25-24. II. No último dia, os que estiverem vivos não morrerão, mas serão mudados; todos os mortos serão ressuscitados com os seus mesmos corpos e não outros, posto que com qualidades diferentes, e ficarão reunidos às suas almas para sempre. Ref. I Tess. 4:17; I Cor. 15:51-52, e 15:42-44. III. Os corpos dos injustos serão pelo poder de Cristo ressuscitados para a desonra, os corpos dos justos serão pelo seu Espírito ressuscitados para a honra e para serem semelhantes ao próprio corpo glorioso dele. Ref. At. 24:l5; João5:28-29; Fil. 3:21.
Juntamente com outras promessas bíblicas, a ressurreição é umas das grandes promessas da Palavra de Deus, que nos traz esperança e consolo (1Ts.4.13), pois percebemos que “A morte de Cristo não apenas salvou nossa alma, mas também remiu nosso corpo (Rm 8.23). É esse mesmo corpo que reconhecemos que será levantado e transformado no dia da ressurreição (Fp 3.21).” (ROSS, p.28). “assim também os cristãos ressurretos serão reconhecidos uns pelos outros, e jubilosos encontros são esperados além deste mundo com os crentes que amamos e depois perdemos pela morte.” (PACKER, 2004, p.212).
Antes do fim, quero salientar, aquilo que a CFW já nos declarou. Tanto justos, quanto ímpios ressuscitarão no último dia, e isso num evento único. Haverá uma única ressurreição, onde todos levantarão dos mortos, os justos para a glória e os ímpios para a condenação. Faço questão de reforçar essas palavras devido ao fato de muitos as negarem, assumindo posições não bíblicas. Como a Igreja Adventista, que crê na aniquilação dos ímpios, ou seja, os justos gozarão da eternidade com Deus, ao passo que os ímpios serão aniquilados, extintos. Estes textos refutam essa idéia: Dn.12.2; Jo 5.28-39; At 24.15; Ap 20.13-15. O ser humano é um indivíduo, dotado de corpo e alma, assim ele só está completo quando ambas as partes estão unidas, por isso, a ressurreição precede o juízo final, após o qual os justos desfrutarão das benesses da vida eterna em corpo e alma, enquanto os ímpios padecerão, também em corpo e alma, as penas da morte eterna. Você já sabe em qual grupo estará?

Referência Bibliográfica
BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Traduzido por Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã. 3ª Ed. 2009. 720p. (Consultado)
HOEKEMA, Anthony A. A Bíblia e o Futuro. Traduzido por Karl H. Kepler. São Paulo: Cultura Cristã. 2ª Ed. 2001. 413p. (Consultado)
PACKER, J.I. Teologia Concisa. Traduzido por Rubens Castilho. São Paulo: Cultura Cristã. 2ª Ed. 2004. 224p.
ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 2. 64p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário