segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Atos, O Manual de Missões da Igreja - Atos 1.1-2,8

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. [...]mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:1-2,8 RA)

Um dos requisitos básicos para ser um Cristão Reformado, é ter a Bíblia como única regra de fé e prática. Em outras palavras, isso significa que a Bíblia é nosso Manual de Instruções, por isso, precisa ser seguida à risca. Pois assim como a garantia de qualquer produto está condicionada ao seu uso conforme prescrito no manual, o sucesso da nossa Vida Cristã também está ligado ao seguir as orientações das Sagradas Escrituras (2Tm 3.16-17). “O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos” (Geoge Muller).
Partindo do princípio que a Bíblia é o direcionador das nossas vidas e da Igreja, precisamos abraçar com toda força o que ela nos ensina sobre evangelização e missões. Pois já faz algum tempo que não temos cumprido plenamente suas orientações a esse respeito. Nesse quesito, o Livro dos Atos dos Apóstolos é um guia formidável. Pois nele estão registradas as ações evangelísticas da Igreja Apostólica, as quais foram registradas por Lucas, com o propósito de instruir Teófilo, um cristão que ocupava um posto de destaque no governo romano. Pensando que a Igreja Apostólica foi a que mais se aproximou da “Igreja Ideal”, creio que temos muito o que aprender com estes irmãos do passado.
Basicamente, o livro de Atos segue o roteiro apresentado em um dos seus primeiros versículos: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8). Assim, ele narra o progresso do evangelho, a partir de Jerusalém, onde teve início, até Roma, a capital do império. Atos 1-7: O evangelho se propaga por toda Jerusalém e Judéia; Atos 8-12: O evangelho se propaga por Samaria e regiões vizinhas; Atos 13-28: O evangelho se propaga por terras distantes. Ou seja, missões locais, missões regionais e missões internacionais. Para entender melhor as seções e a forma como o evangelho progrediu, é só se atentar para alguns versículos chave: At. 6.7, At. 9.31, At. 12.24, At. 16.5; At. 19.20; At. 28.31. Depois de ler esses versículos, fica claro que Lucas desejava mostrar aos seus leitores (especialmente Teófilo) como o evangelho saiu de Jerusalém e chegou até Roma.
Tendo entendido o propósito do autor e a estrutura que seguiu, vejamos algumas diretrizes preciosas para fazermos missões hoje mesmo, aonde quer que estivermos e do jeito certo: 1– A obra missionária é produzida, motivada, dirigida e capacitada por Deus, através do Espírito Santo: Lucas 24.49, At 1.8, 8.29, 10.19, 11.12, 13.2-4, 15.28, 16.6, 20.23. O poder para as missões vem do ALTO; 2– A responsabilidade missionária é de cada crente, pois todos somos testemunhas de Jesus Cristo. Testemunhar, nada mais é do que falar aos outros o que Jesus tem feito em sua vida: At.1.8, 4.20, 8.4, 28.31, (Atos 26.1-23 - Paulo pregando o evangelho e testemunhando de suas experiências); 3– A visão missionária precisa ser progressivamente ampliada, pois deve seguir a visão de Jesus (Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19:10). At. 1.8, 9.31, 11.18, 23.11, 28.28; 4– A pregação da Palavra é o meio escolhido e determinado por Deus para produzir a fé no coração do incrédulo. “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17): At.2.37, 6.4, 4.31, 8.35, 10.42; 5– A Igreja local deve coordenar o trabalho missionário recrutando, treinando, enviando, sustentando e recebendo relatórios dos missionários: At. 14.27, 15.3-4, 21.17-19; 6– A plantação e organização de igrejas fez parte da expansão missionária. Elas eram organizadas nas casas dos crentes, onde a Palavra era ministrada e os cristãos discipulados: At. 11.19-26, 14.23, 21.8, 1Coríntios 16.19; 7– De todos os trabalhos que fomos encarregados, a obra missionária é prioritária. Dessa forma, o nosso melhor deve ser direcionado a ela: At. 23.2 (Os melhores obreiros), At.20.35 (Os maiores recursos), At. 20.24 (O melhor de nós); 8– Fazer tudo isso não é fácil, por isso, é necessários estarmos em constante oração. Pois é ela que manteve a Igreja Primitiva em comunhão com Deus e uns com os outros: At. 1.14, 2.42, 4.31, 6.4, 9.11, 10.4, 13.2-3, 16.25, 20.36.
Como Igreja do Senhor Jesus, não podemos fazer vistas grossas à urgente necessidade de anunciarmos o Evangelho. Toda a instrução de que necessitamos, está bem diante dos nossos olhos, bem como toda sabedoria e direção do Espírito, está ao alcance das nossas orações.
Comece hoje mesmo a anunciar para as pessoas o que Deus tem feito por você! Essa missão é sua!
Adaptado de Igreja Local e Missões - SOCEP, Lição 01 - Ev. Vanderson Scherre Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário